Você sabe para que serve um Nobreak e a sua importância na proteção de equipamentos eletrônicos? Não?! Bom, nós aqui da Truedata preparamos um artigo para você contando um pouco sobre o uso desse maravilhoso produto. Vamos lá?
O que é?
O nome já explica muita coisa, Nobreak – Sem interrupção em tradução livre. Ele irá fornecer “Energia” através de suas baterias para que o(s) equipamento(s) ligado a ele continue funcionando mesmo depois de oscilação ou queda na sua rede elétrica, dando tempo hábil para o usuário desligar seus equipamentos e salvar seus preciosos arquivos de forma segura.
Já imaginou estar em um trabalho superimportante e perder tudo devido uma queda de energia? Ou, quem sabe, um equipamento hospitalar parar no meio de uma cirurgia? Os nobreaks existem para impedir que isso ocorra.
Qual escolher?
Existem modelos para uso doméstico, industrial, hospitalar, militar, variações de potência, forma de onda, e tantos outros. Mas afinal, qual escolher? Vamos ver isso logo mais
- Potência: Como saber a potência do Nobreak que preciso? Para saber isso, você precisa primeiro definir quais equipamentos você quer ligar ao Nobreak. Feito isso, é hora de somar o consumo desses produtos.
Como exemplo, na imagem acima o consumo totaliza 292W (70W + 80W + 25W + 117W), ou seja, precisamos de um nobreak com uma potência maior que o total de consumo dos produtos.
OBS: Geralmente a potência(consumo) dos equipamentos ficam destacadas em uma etiqueta nas fontes/tomadas.
Recomenda-se sempre adicionar 30% a mais da potência calculada para ter uma margem de segurança. Assim, nosso nobreak ideal para atender a demanda acima seria de, pelo menos, 380W. Comercialmente, podemos encontrar nobreaks de 400W(800VA) custando na faixa de R$ 500,00.
- Fator de potência: Quando estiver buscando um nobreak, você certamente irá perceber que eles são comercializados com a unidade VA (Volte-Ampere) e não em Watt (W).
Ex:
O valor demonstrado em VA, chamamos de Potência aparente e o valor em W é o que chamamos de Potência real. Cada nobreak possui um fator de potência para conversão de VA para W que varia de 0,5 até 1. Quanto mais próximo de 1, mais eficiente será o nobreak.
Potência Real (W) = Potência Nominal (VA) * Fator de Potência (PF)
No exemplo que citamos acima, o fator de potência é de 0,5, assim, nosso cálculo ficaria:
400 = Potência Nominal * 0,5
Potência Nominal = 400 / 0,5 = 800 VA
Então para atender a demanda energética (400W) dos produtos, precisamos de um nobreak de 800VA
Bem fácil, né?
- Autonomia do Nobreak:
É bem difícil determinar quanto tempo um nobreak pode manter seus equipamentos ligados, isso pode variar dependendo do tipo do nobreak, capacidade máxima utilizada, estado da bateria, se possui ou não módulos extras de baterias, entre outros fatores. Em linhas gerais, quanto maior a diferença entre a capacidade máxima do nobreak e o consumo dos seus equipamentos, maior será sua autonomia.
Para ficar mais claro, utilizamos a calculadora da APC (Uma das maiores fabricantes de nobreak do mundo) para verificar a autonomia de um nobreak de 1500VA (1050W – Fator de potência 0,7) funcionando a sua capacidade máxima. Confira aqui:
Nesse caso, estima-se que sua autonomia seria de 7m e 53s.
Agora um teste com metade da sua capacidade máxima (575W):
Nesse caso, sua autonomia seria de 17m e 56s
E agora, ficou mais fácil entender o funcionamento do nobreak e como escolher o seu?
Essa foi uma breve explicação voltada para o uso convencional do nobreak.
Devido à complexidade do tema, decidimos dividir esse artigo em dois. O próximo será voltado para explicar um pouco sobre os diferentes tipos de nobreaks e suas aplicações.
Já decidiu qual nobreak comprar? Que tal consultar nossos modelos disponíveis?