Se você quer saber o que é NFT, para que serve essa tecnologia e como comprar NFT, nós podemos te ajudar. Você provavelmente ouviu em algum lugar que o jogador de futebol Neymar comprou dois NFTs avaliados em cerca de 6 milhões de reais, não é mesmo?
As NFTs compradas pelo jogador são da coleção Bored Ape Yacht Club, e cada uma delas mostra um desenho de chimpanzé. E não foi só o jogador brasileiro que se interessou pela coleção.
O cantor Justin Bieber também comprou um NFT da mesma coleção, avaliada em 6,9 milhões de reais. Além disso, o cantor possui um acervo com 619 NFTs, que são de 49 coleções diferentes.
Quer saber um pouco mais sobre o que é a tecnologia NFT, para que ela serve e como comprar a tecnologia? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.
O que é NFT
A tecnologia NFT foi criada seguindo um conceito bastante simples: atribuir valor a itens exclusivos. A tecnologia utiliza o sistema de blockchain para garantir a autenticidade de um item, de forma a provar que ele é algo único.
A sigla NFT significa non-fungible token, que em português pode ser traduzido como token infungível. Ou seja, é algo que não pode ser substituído por outro bem da mesma espécie, valor, qualidade ou quantidade.
Por exemplo, imagine um quadro de Picasso, mesmo que possam ser encontradas cópias, a obra original se trata de algo infungível. E o mesmo acontece com as NFTs, que garante que você está em posse de um bem totalmente exclusivo, único.
De forma resumida, a NFT serve como uma forma de atestar a originalidade de uma obra de arte digital ou até mesmo física. Ou seja, não é ter um arquivo no seu computador, mas sim um ativo existente dentro de uma blockchain.
Pode se dizer até que as NFTs se parecem com as criptomoedas, pois utilizam da tecnologia blockchain para serem quantificados. Além disso, as NFTs são comercializadas utilizando criptomoedas.
Ou seja, para comprar NFTs você precisa ter adquirido anteriormente as moedas digitais (criptomoedas). Mas vale lembrar que as moedas aceitas variam entre os diversos vendedores de NFTs.
Para que serve o NFT?
Basicamente, o NFT serve para atestar que o item comprado é mesmo único, original. Ou seja, ao comprar um item com NFT você vai ter certeza de que comprou uma peça única, seja ela digital ou física.
Por exemplo, você se lembra daquele meme do Nyan Cat? Então, em 2021, o meme foi vendido por 590 mil dólares. Ou seja, a pessoa que comprou o meme recebeu o arquivo original, juntamente com um código que atesta a sua originalidade.
Mas se você procurar o meme na internet, poderá ver várias cópias e versões diferentes desse meme. O mesmo aconteceu com uma colagem digital feita pelo artista Mike Winkelmann, que foi vendida em um leilão por 69 milhões de dólares.
Um dos grandes problemas na atualidade é de artistas que não são remunerados por suas criações, principalmente no meio online. Dessa forma, ao utilizar a tecnologia NFT, o artista pode vender a criação original e receber o valor atribuído a ela.
Vale lembrar que a NFT também pode ser vinculada a uma carta de jogo, a uma música, a um projeto de design, a um manuscrito e vários outros itens.
Dicas para comprar NFT
Para você comprar NFTs com segurança, é preciso estar atento a alguns fatores. Por isso, preparamos algumas dicas para você fazer suas compras com muito mais segurança, sem correr o risco de cair em golpes.
O primeiro passo é ter uma carteira digital, ou seja, adquirir criptomoedas. Para isso, a MetaMask é uma das mais utilizadas atualmente, e permite interagir com a blockchain Ethereum.
Depois, com o saldo na sua carteira digital, você precisa acessar um marketplace especializado em compra e venda de NFTs. O mais utilizado é o OpenSea, que foi criado nos Estados Unidos em 2017.
No site, você pode escolher entre diversas coleções de NFTs, que são divididas em categorias, como:
- Arte;
- Colecionáveis;
- Música;
- Fotografia;
- Nomes de domínios.
No final de 2021, foram listadas as 5 NFTs mais caras, ou seja, as que foram vendidas por maior valor.
O primeiro lugar da lista fica para a colagem virtual do artista Mike Winkelmann, que é mais conhecido como Beeple. O segundo lugar da lista também fica para uma obra do Beeple, dessa vez mista (virtual e física), que foi vendida por 28,9 milhões de dólares.
O terceiro lugar ficou para o personagem número 4156 da coleção de pixel art CryptoPunk, que foi vendida por 10,2 milhões de dólares. O quarto e o quinto lugar também ficaram para os personagens da mesma coleção, o 3100 e o 7804.
Os NFTs foram vendidos por 7,67 e 7,57 milhões de dólares, respectivamente.
A relação dos jogos com NFTs
A principal relação dos jogos com NFTs é que eles provavelmente são o meio mais promissor para explorar a tecnologia. Por exemplo, imagine a situação onde você é o único jogador do seu jogo favorito com determinado equipamento, seja ele uma skin ou até mesmo um personagem exclusivo.
Dessa forma, você será o único com aquele item, a menos que você revenda o NFT. Isso acontece porque, depois de criado uma NFT, o desenvolvedor é incapaz de alterar suas características.
Por exemplo, você comprou uma NTF de um personagem único. Após a compra desse personagem com o desenvolvedor, é impossível alterar as características desse personagem.
Por isso, além de garantir um item exclusivo, o arquivo desse item é protegido por blockchain. Ou seja, você pode revender esse item, mas não alterar suas características, mesmo que seja o dono.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é a tecnologia NFT, bem como para que ela serve, como comprar e a relação dos jogos com a tecnologia. Por isso, da próxima vez que você ouvir falar sobre uma compra milionária em NFT, vai saber sobre o que se trata.