Na hora de comprar um mouse gamer você olha tudo, desde tamanho até a marca. Se você está montando um PC legal, ou apenas querendo trocar de mouse, saiba que esse periférico pode fazer a diferença no seu setup.
Existem diversas opções de modelos de mouse gamer no Brasil. Portanto, saber o que procurar na hora de comprar é importantíssimo. Por isso, elaboramos este artigo para você saber tudo sobre mouse gamer. DPI, óptica, bluetooth, dentre outros aspectos.
Essas características estão presentes em diversos modelos de mouse. Quer conferir tudo? Acompanhe a leitura.
Mouse gamer: o que é e tipos de modelos
Um mouse gamer é um periférico usado nas horas de jogatina. Geralmente com diversas diferenças em relação a um modelo tradicional, como:
- ergometria, ou seja, os modelos de mouse gamer são mais adaptáveis aos mais variados tipos de pegada. Assunto que veremos mais adiante.
- maior agilidade nas respostas. Isto é, independentemente da conexão, com ou sem fio, o mouse gamer tem uma sensibilidade maior aos comandos do que os comuns.
- peso. Isso mesmo, alguns modelos são até mais leves, de modo a garantir maior rapidez ainda na jogatina.
Enfim, ainda há outros aspectos do mouse gamer que iremos abordar no decorrer do texto. Agora iremos falar sobre os diversos tipos de modelo que existem no mercado.
Marcas como HyperX, Logitech e Razer são as mais conhecidas do mercado gamer. Marcas que produzem diversos modelos de vários preços. Mouses que também podem servir para o seu estilo de jogo.
Logitech
Se você está começando agora na jogatina, e procura um dos melhores custo-benefícios do mercado, a marca suíça é uma boa pedida. A Logitech possui produtos de qualidade e acessíveis financeiramente.
Para citar um exemplo, a empresa conta com o modelo G203 que conta com botões personalizáveis e RGB, isto é, o mouse vem com luzes de LED de fábrica.
Razer
A Razer é conhecida por seus modelos chamativos, porém, o Razer Abyssus Essential, por exemplo, é um modelo mais discreto da marca. Com 7200 DPI, três botões com resposta rápida e acabamento simples. É possível encontrar outros modelos da marca com valores acessíveis e que podem cair no seu gosto.
Alguns modelos de alta performance com preços mais altos
Ambas as marcas citadas possuem modelos de alta performance que elevam um pouco o custo. Porém, com um pouco de planejamento é possível pagar pelo que vale. Por exemplo:
- Razer Viper Ultralight: é um modelo mais leve e compacto com 8 botões, 16000 DPI e tecnologia RGB;
- Corsair Glaive Pro: um mouse gamer pronto para a jogatina dos FPS. Esse periférico conta com 18000 DPI, 7 botões e um visual moderno e futurista.
- Logitech G305: esse mouse é wireless, diferente dos anteriores. Possui 16000 DPI, 6 botões, um design discreto e cerca de 250 horas de bateria para aproveitar seu game sem preocupações.
Esses são alguns dos principais modelos e marcas de mouse gamer do mercado. São periféricos fáceis de achar no varejo e que não vão te deixar na mão na hora de jogar.
Abaixo, vamos falar um pouco sobre as características destas peças e saber se o DPI é o mais importante na hora de comprar um mouse gamer. Vamos lá.
Características do Mouse gamer: o que levar em consideração na hora de comprar?
Abaixo vamos falar sobre alguns aspectos mais técnicos em que é importante prestar atenção na hora de comprar o seu mouse gamer.
Mouse com sensor óptico ou laser?
Uma das características mais importantes de um mouse, seja para jogar ou não, é o tipo de sensor. Ou seja, o leitor do periférico.
A maioria dos mouses utilizam um sensor chamado CMOS que, tal como uma câmera, captura a luz do mouse e a lê para construir uma imagem e entender como o mouse está se movendo. Esses sensores não são realmente capazes de “enxergar” a superfície da sua mesa ou mouse pad mas eles leem o padrão da luz refletida pela superfície.
A grande diferença entre o leitor óptico e o laser, está na luz que faz esse leitor funcionar. Isto é, uma luz infravermelha proveniente de um LED nos mouses ópticos e um feixe de laser no caso do mouse à laser.
A luz do LED utilizado nos ópticos é menos potente e isto quer dizer que ela não é capaz de atravessar a maioria dos materiais, logo, refletindo mais da luz emitida pelo LED. O que à princípio pode parecer bom, pode parecer que com mais luz o sensor leria melhor, por assim dizer.
Acontece que isso pode até ser bom em alguns casos mas se você estiver usando esse mouse em superfícies muito reflexivas, como numa mesa de vidro por exemplo, a quantidade de luz refletida que chega ao sensor pode ser tão grande que acaba por “lavar” o padrão de luz que o sensor usaria pra entender a movimentação do mouse.
Entendendo isto, percebe-se que o uso do mouse óptico não é recomendado para superfícies de alta reflexibilidade. Caso você se encontre nesse cenário, é melhor fazer uso de um mousepad.
Já o mouse à laser não sofre deste problema, a luz do laser, sendo mais forte, consegue atravessar bem as superfícies reflexivas sem comprometer a legibilidade do sensor. Além disso, o sensor CMOS desse tipo de mouse geralmente conseguem ler o padrão de luz com mais detalhamento, tornando-os extremamente precisos.
O problema é que podem ser precisos até demais.
Ambos os tipos de mouse podem sofrer de um problema chamado aceleração, que é quando você move seu mouse rapidamente uma determinada distância e o cursor se move num ritmo errante e perde a sincronização da posição com o seu mouse. O mouse à laser é mais suscetível a isto.
Isso ocorre porque ao mover muito rapidamente o seu mouse ele precisa ler e interpretar uma quantidade de detalhes maior do que ele consegue naquele período de tempo, como se ficasse distraído ou sobrecarregado e acaba por dar saltos inconsistentes na sua tela.
No âmbito dos jogos online, especialmente os competitivos, a memória muscular desenvolve um papel muito importante. Um mouse que acaba se movimentando de forma inconsistente frequentemente faz ser muito difícil desenvolver uma memória muscular.
Por isso, é um assunto debatível mas, geralmente, tem-se por mais recomendável considerar adquirir um mouse com sensor óptico para a finalidade de gaming.
DPI
O DPI, a resolução dos mouses. Como você deve ter visto acima, os valores do DPI tendem a ser altos por causa disso: quanto mais alto, maior a sua resolução. Isto é, mais sensível é o mouse.
DPI é uma sigla em inglês para “dots per inch”. Em português, pontos por polegada. Por isso, um mouse ideal para um gamer conta com altas taxas desta resolução. Velocidade do ponteiro, responsividade do clique, tudo isso quem manda é o DPI.
Modelos de mouse avançados contam com um botão de acesso rápido para mudança desta resolução. Útil, não é mesmo?
Com ou sem fio
Graças aos grandes saltos da tecnologia nos últimos anos, as diferenças entre as performances de mouses com e sem fio tem se estreitado cada vez mais.
Antes, mouses sem fio não chegavam nem a ser uma escolha plausível para o público gamer. Se você jogasse algo como um FPS ou jogos que requeiram grande precisão com o cursor você com certeza iria com um mouse com fio pelo menor lag, menor chance de interferência e porque muito frequentemente os sem fio também vinham com um peso maior.
Hoje em dia algumas coisas melhoraram alguns mouses sem fio são parte do melhor que o mercado tem a oferecer, sendo equipados com muitas das mesmas tecnologias que seus concorrentes com fio.
Prós dos mouses sem fio:
- elimina o arrasto e as engatadas do cabo, além da necessidade de um mouse bungee;
- muito melhor portabilidade e conveniência;
- mais prático ao uso em notebooks;
- mais compatibilidade com dispositivos sem fio como tablets e smartphones, especialmente no caso de mouses bluetooth;
- mouses sem fio modernos como o Razer Viper Ultimate e Corsair Sabre RGB Pro tem alcance bem maior que os modelos mais antigos;
- não ter cabos melhora o aspecto visual na sua mesa.
Contras dos mouses sem fio:
- Pior tempo de resposta em comparação com o mouse com fio;
- Está suscetível à interferência de sinal, especialmente se usado em frequências comuns de wireless utilizadas por outros transmissores como a frequência 2.4 GHz;
- Menos precisão que o mouse com fio;
- Ser capaz do uso sem fio tende a fazer com que o peso do mouse aumente devido a bateria e o rádio transmissor de frequência.
Prós do mouse com fio:
- 0 preocupações com respeito a duração da bateria;
- Iluminação RGB pode ser utilizada o tempo todo sem a preocupação com consumo com bateria;
- as versões com fio dos mouses costumam ser mais baratas que as suas contrapartes sem fio;
- as informações do sensor tem menos chances de sofrer interferências do que nos mouses sem fio.
Contras do mouse com fio:
- O arrasto do cabo pode ser um problema a menos que remediado com uso de um mouse bungee.
- Setup da mesa pode ficar mais bagunçado com os fios.
Pegada
Você sabia que o seu tipo de pegada pode influenciar? Pois saiba que existem três tipos de pegada: a palm grip, a fingertip e a claw grip.
- Palm grip: como o nome sugere, se refere a pegada que utiliza toda a palma da mão mais os dedos;
- Claw grip: claw significa garra, portanto, a pegada se assemelha a uma garra, em que o usuário utiliza as pontas dos dedos e palma fica parcialmente em cima do acessório;
- Fingertip grip: neste estilo, o jogador utiliza apenas as pontas dos dedos. Sem utilizar a palma.
Mouses dos pro players
Aqui vai uma breve lista de pro players e seus mouses preferidos.
Zowie EC1-A e EC2-A
Diversos jogadores profissionais, principalmente do jogo CS:GO como Fallen, Nitr0 e Sergej, utilizam os mouses da Zowie. As qualidades mais mencionadas nesse mouse é que, apesar de ser simples, sem RGB e um com design mais modesto, ele possui uma das melhores pegadas do mercado além de um visual bem elegante.
A roda do scroll também é bem firme, o que é bem útil para jogadores de CS que utilizam o pulo no scroll do mouse.
Logitec Série G Pro
Outra linha de mouses muito utilizada no cenário competitivo profissional é a da logitec. No CS:GO existem jogadores como o Shox, s1mple e m0NESY mas a linha também é popular em outros jogos como Valorant e Fortnite.
Finalmouse Ultralight 2
A linha Finalmouse também se destaca bastante entre os jogadores de Valorant. Jogadores como ScreaM, Hiko e aceu utilizam modelos dela.
Enfim, depois de várias informações sobre mouse gamer podemos dizer que só o DPI não importa. É preciso levar em consideração diversos outros fatores na hora de comprar o seu. Se ainda restar alguma dúvida, confira nosso blog para outros conteúdos como esse.