Com o rápido desenvolvimento da tecnologia durante os anos, a importância na escolha de equipamentos para uso tanto pessoal quanto para trabalho ficou cada vez mais criteriosa.
As pessoas passaram a buscar em seus computadores, soluções cada vez mais rápidas que pudessem garantir suas necessidades e hobbies, além de também atender a demanda por qualidade exigida pelo consumidor.
Com isso, o mercado se recheou com diversas empresas responsáveis pela criação de processadores, que basicamente se trata da unidade central de processamento de um computador (CPU), funcionando como o cérebro da máquina, aquele que é responsável por interagir e fazer a conexão necessária entre todos os programas instalados.
Na corrida para se tornar o processador favorito entre os fabricantes de computadores, a Intel e a AMD iniciaram uma “batalha” que perdura há décadas no mercado da tecnologia, sendo conhecida por todos que se interessam por TI. A rivalidade entre as marcas é tanta, que pode ser comparada com a famosa briga entre Android e iOS.
No blog de hoje, vamos conhecer um pouco sobre a história da Intel e da AMD, e as principais diferenças que levam a rivalidade entre as duas fabricantes ser tão popular entre os usuários.
Conhecendo as empresas
A história dessa rivalidade tem seu início em 1968, com a criação da Intel sob o nome NM Electronics. Já naquela época, a empresa tornou- se líder no segmento eletrônico.
Com o Microprocessador Intel 8080, a empresa ficou conhecida por sua jornada com processadores. O modelo foi utilizado no Altair 8800, que é considerado por algumas pessoas como o primeiro computador pessoal da história.
Alguns anos depois, na década de 90, foi apresentado ao mercado o Pentium, processador que trouxe muito sucesso à marca, ocupando o cargo de produto mais famoso da Intel por bastante tempo
Atualmente, a linha mais famosa em qualidade tem sido CPUs Core i7 (acompanhadas de i5 e i3).
Fundada em 1969, a AMD tem uma história surpreendente como uma empresa que é considerada rival da Intel. Isso porque nos primeiros anos de operação, a empresa foi fornecedora da outra. Porém, anos mais tarde, optou pela independência e passou a oferecer produtos mais baratos.
Três anos após o lançamento do Pentium, pela Intel, a AMD lançou o K5. Porém, apenas com o lançamento do AMD Athlon que a popularidade da empresa ganhou destaque, sendo que até hoje o processador é fabricado e permanece no favoritismo dos usuários.
A linha de mais sucesso e melhor qualidade da empresa nos dias de hoje é o Phenom II X6, assim como o X4, X3 e X2.
Comparando as duas fabricantes
Separamos algumas comparações para que possamos expor um pouco do motivo por trás da rivalidade entre ambas as fabricantes – e por que os usuários permanecem tão fiéis às suas escolhas.
Custo Benefício
O primeiro motivo e não menos importante, é o custo benefício. Normalmente, esse é um elemento primordial para a utilização de um produto no mercado: baixo custo e qualidade juntos geralmente são a dupla perfeita.
Atualmente a tecnologia altamente desenvolvida acaba ficando cada vez mais cara, isso por conta das configurações que são requeridas para um desempenho altamente funcional, e os componentes que devem compor a máquina (tanto o desktop quanto o notebook), precisam acompanhar a qualidade como um todo.
Nessas questões, há uma briga acirrada entre a AMD e a Intel. Isso porque ambas têm argumentos ótimos em favor de seus produtos.
A Intel é conhecida por oferecer o CPU mais rápido do mundo, portanto o valor se paga pelo seu funcionamento garantido e satisfatório.
Por sua vez, a AMD oferece um produto mais barato, mas que possui seis núcleos mais fracos. Seu preço custa menos de um terço do valor do concorrente.
Tecnologias
Desde quando foram fundadas, ambas as empresas se dedicaram a inovar o mercado de tecnologia com novos produtos, aperfeiçoando ainda mais as versões antigas de seus processadores.
A AMD investiu em suas tecnologias, tanto que atualmente algumas delas são até mesmo utilizadas nos processadores da Intel. Seus CPUs são completamente compatíveis para os propósitos de usuários gamers, competindo de igual para igual, e algumas vezes chegando até mesmo a superar a rival.
Chips gráficos
Ambas as empresas são muito competentes em relação aos seus processadores, focando esforços em CPUs. Mas é claro que cada uma se dedicou diferentemente em uma área de desenvolvimento de chips gráficos.
No caso da AMD, a empresa comprou a ATI, passando a fabricar chips gráficos mais rápidos que podem ser comparados com os da NVIDIA.
Enquanto isso, a Intel não possui planos para investir neste mercado, permanecendo com a atenção voltada para as placas integradas.
Aqui estão expostos apenas alguns dos comparativos entre os dois fabricantes. No fim das contas, tudo depende de você, o usuário – e como você vai utilizar sua máquina, e para quais propósitos.
Suas necessidades e hobbies podem ser atendidas de acordo com o uso do processador que mais faça sentido com o que você busca, mas para isso, é necessário saber encontrar a máquina correta, em uma loja de confiança.
O melhor lugar para encontrar seu próximo processador!
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a velha rivalidade entre Intel e AMD, é importante saber qual é o melhor lugar que possa fornecer produtos para a escolher o computador correto e o processador mais adequado para suas necessidades e hobbies.
Na Truedata você encontra produtos de informática e tecnologia que podem auxiliar sua introdução na Transformação Digital!
Venha conhecer mais sobre a loja acessando https://www.truedata.com.br/.