A fabricante alemã está assinando um contrato e será a primeira a utilizar softwares da AWS para processar dados dos seus milhões de carros conectados, anunciou a companhia nessa quinta-feira (13). Os veículos eletricos “Neue Klasse” da BMW serão os primeiros a contar com o novo serviço de processamento de dados.
A BMW diz ter aproximadamente 20 milhões veículos conectados nas estradas hoje. O software da AWS será integrado às plataformas da BMW “Neue Klasse” para sua futura linha de veículos elétricos. Essa plataforma processará “aproximadamente o tripo do volume de dados de veículos comparado à geração atual de modelos BMW”, Nicolai Krämer, vice presidente de plataformas de conectividade no grupo BMW, disse num depoimento.
Essa plataforma “processará aproximadamente o triplo de volume de dados de veículos comparado a atual geração de modelos BMW”.
Nicolai Krämer, vice presidente de plataformas de conectividade no grupo BMW
Veículos modernos rodam mais software do que nunca antes, recursos de telematics, navegação e assistência avançada ao motorista. As fabricantes estão cada vez mais aumentando contratos de licenciamento com as gigantes de software do Vale do Silício para melhor gerenciar todos os dados que esses veículos estão gerando. Os dados são usados para desenvolver novos produtos digitais para vender a seus clientes e também preparar o terreno para mais recursos de direção de autônomos no futuro.
A Amazon disse que está de olho em outras companhias de carros para esse software, fazendo o pitch da nuvem da AWS como um jeito fácil de coletar dados dos veículos, gerenciar grandes frotas de veículos e melhorar o processo de manutenção e reparo. A plataforma também pode permitir que as fabricantes entregue “recursos avançados de veículos e experiências de direção mais personalizadas a um menor custo”, diz a Amazon.
Apenas os especialistas de domínio interno do BMW Group – desenvolvedores de aplicativos de veículos, gerentes de frota, cientistas de dados e inteligência artificial, inteligência de negócios e engenheiros de desenvolvimento – obtêm acesso aos dados por meio de um mecanismo de autoatendimento que reúne dados de veículos de streaming, adiciona facilmente novos dados fontes, configura o acesso de acordo com as políticas de governança e monitora a qualidade e a integridade das fontes de streaming.