A Honda planeja lançar pelo menos 10 motocicletas completamente elétricas até 2025, incluindo uma para crianças, conforme a demanda por motocicletas de uso comercial cresce ao redor do mundo.
A maior produtora de motocicletas do mundo disse Terça que está alvejando 1 milhão de vendas anunais de motocicletas dentro dos próximos 5 anos. Ela anunciou um número de mudanças na sua linha de motos, incluindo mais modelos com baterias trocáveis ou de estado sólido, afim de alcançar seu objetivo de ser uma empresa carbon neutral (que não trabalha com emissão de carbono) até 2050.
A Honda disse que espera ter motos elétricas compreendendo 15% de seus negócios até 2030, impusilnada pela crescente demanda na China, Índia e outros lugares na Ásia. A linha renovada incluirá pelo menos 2 motos elétricas e 3 modelos maiores na Europa e Ásia ao longo dos próximos 3 anos.
A companhia não proveu detalhes sobre o modelo “Kids Fun EV” mas disse em uma declaração que ele é “projetado para passar a alegria de pilotar para a próxima geração”.
A fabricante também disse que planeja mudar seu modelo de negócio para um mix de vendas de hardware e softwares de recorrência, em vez de depender apenas da venda dos hardware. Começando com uma bicicleta urbana programada para ser vendida em 2024, a subsidiária do software Drivemode da Honda adicionará recursos que fornecem notificações de carregamento e calculam a rota ideal com base na autonomia restante da bateria.
Baterias intercambiáveis são cruciais para o crescimento da indústria de e-bikes, especialmente em países ascendentes onde alcance e tempo de recarga podem ser limitados. A Honda opera ou planeja estabelecer joint ventures com serviços de compartilhamento de baterias na Índia, Japão, Indonésia e Bali.
A Honda já fornece motocicletas elétricas para entrega de correspondências no Japão, Vietnam e Tailândia, onde está realizando testes com a Thailand Post Company Limited. O modelo de série Honda e-Business Bike usa o Honda Mobile Power Pack (MPP), uma pequena bateria intercambiável que armazena eletricidade gerada por energia renovável.
“Em países emergentes, especialmente, existe uma grande demanda por motocicletas, principalmente os modelos elétricos, como uma tábua de salvação das pessoas em sua vida cotidiana”, disse a empresa em comunicado.