A exploração espacial privada vai muito além de apenas uma espécie de turismo para os milionários. Por meio da exploração espacial privada é possível que a ciência se desenvolva cada vez mais.
Se você não é cientista, pode não saber sobre isso, mas a ciência é uma área extremamente cara. E isso vale também para a exploração de outros planetas ou até mesmo para a exploração da nossa lua.
E que forma poderia ser melhor do que incentivar a ciência por meio da exploração espacial feita por empresas privadas? Por isso, deixando de lado a discussão sobre os bilionários gastando seu dinheiro com viagens espaciais, vamos focar no benefício que isso pode trazer.
Quer saber um pouco mais sobre a exploração espacial privada, bem como as empresas que vêm se destacando nesse cenário? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.
A exploração espacial
O primeiro passo para entender a exploração espacial privada é saber mais sobre a exploração espacial como um todo. Por exploração espacial nos referimos a todos os esforços feitos pela humanidade, bem como as tecnologias criadas, para explorar o espaço e os corpos celestes.
Dessa forma, a exploração espacial diz respeito tanto aos astrônomos que pesquisam os astros quanto às sondas robóticas enviadas ao espaço. Além disso, a exploração física do espaço pode envolver também voos espaciais tripulados.
Porém, essa exploração física do espaço é absurdamente cara, com aparelhos que custam milhares de dólares. E é exatamente nesse ponto que a exploração espacial privada se destaca: dinheiro de sobra para ser investido.
Antes, a exploração espacial sempre foi financiada pelos governos dos países, em destaque pelo governo dos EUA, com a NASA, e de países como Rússia e China. Porém, com o crescente interesse de empresas privadas no setor espacial, esse cenário é bastante promissor.
Os benefícios da exploração espacial para a humanidade
A exploração espacial vai além de estudar os astros, mas também de entender o funcionamento e a origem do planeta que habitamos. Além disso, a exploração espacial foi fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias e para o desenvolvimento de novas teorias científicas.
Por isso, temos não só um, mas vários motivos pelos quais os investimentos na exploração espacial devem ser levados mais a sério pela população.
Comunicação
Um dos principais benefícios da exploração espacial é uma coisa muito comum no nosso dia a dia: a comunicação. Por meio dos satélites em órbita, temos:
- Internet a satélite, única forma de comunicação com a internet em áreas rurais;
- GPS;
- Sinal de televisão, telefone, entre outros.
Além disso, esses mesmos satélites são responsáveis por fazer mapeamento do nosso clima, dando previsões mais precisas sobre as mudanças climáticas. Outros benefícios desses satélites são o de monitorar as calotas polares, os desertos e as florestas, permitindo uma análise científica mais precisa.
Ciência
Você sabia que a exploração espacial é um importante meio de desenvolvimento para a ciência? Mesmo nos dias de hoje, várias plantas e animais têm seu comportamento analisado a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional).
Nesse ambiente completamente diferente da terra e com gravidade zero, os biólogos estudam suas características e suas possíveis aplicações. Além disso, a tecnologia de processamento de imagem da década de 1960 foi um importante marco para a medicina, permitindo uma melhor visualização dos órgãos.
E foi essa tecnologia que deu origem ao que conhecemos atualmente como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Outra descoberta importante foi quando desenvolveram cristais de proteína no espaço, dando origem a um remédio utilizado no tratamento de câncer.
Tecnologia do espaço para sua vida diária
Itens do nosso dia a dia como pneus, câmeras de celular e até mesmo comida enriquecida para bebês, pode se dizer que tudo isso surgiu “no espaço”. Por exemplo, os paraquedas utilizados para o pouso das sondas Viking 1 e 2 em Marte tem o mesmo material que a empresa de pneus Goodyear utiliza em seus produtos.
As câmeras de celular como conhecemos atualmente, foram criadas pela NASA para serem utilizadas em viagens espaciais. Já com a comida para bebês foi um pouco diferente.
A ideia era produzir uma comida fácil de ser embalada e transportada, além de nutritiva. Porém, a NASA reprovou o projeto, que foi então vendido e deu origem às comidas enriquecidas para bebês.
As empresas da exploração espacial privada
As empresas mais notáveis da exploração espacial privada atualmente são: SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic.
SpaceX
A SpaceX é uma empresa pioneira na corrida espacial privada e foi criada pelo CEO da Tesla, Elon Musk. Além disso, a empresa já conta com um valor de mercado superior a US$ 74 bilhões.
Entre os grandes feitos da empresa de Elon Musk estão em fazer missões não tripuladas e tripuladas para a ISS. Além disso, entre 2023 e 2024, a SpaceX quer ser a primeira a levar uma missão tripulada para a Lua, depois da feita em 1969 com a Apollo 11.
Blue Origin
A Blue Origin, por sua vez, foi fundada pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, ainda no ano de 2000. Em 2021, Bezos lançou com sucesso sua nova nave, a New Shepard, que ficou um total de 10 minutos no espaço.
Esse voo, mesmo que curto, se tornou o primeiro voo não pilotado da história, e além disso foi o primeiro voo com civis para o espaço, entre eles, o próprio Bezos. Segundo o empresário, a empresa é totalmente financiada por ele, com ações que ele vende da sua empresa Amazon, totalizando US$ 1 bilhão de ações por ano.
Virgin Galactic
A Virgin Galactic é uma empresa listada na Bolsa de Valores de Nova York e seu criador é o bilionário Richard Branson. Assim como Jeff Bezos, o empresário também fez um voo para o espaço em 2021, dando origem ao que parece ser uma nova corrida espacial.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a exploração espacial privada e como esse fascínio dos bilionários em fazer passeios pelo espaço são na verdade uma boa ideia. Se você quer saber mais sobre o assunto, você pode conferir mais sobre essas empresas e entender quais são as outras vantagens da exploração espacial privada.