Está pensando em montar um PC gamer e não sabe por onde começar? Ainda analisando as opções do mercado e as dúvidas só aumentam? Não se preocupe. Pois elaboramos este artigo que irá te ajudar a entender de uma vez por todas tudo o que precisa saber para montar um PC gamer de qualidade e que dure longos anos.
De fato, há muitas opções no mercado e saber qual é a melhor que se encaixa no seu padrão, orçamento e objetivo, é essencial para começar a montar um PC gamer de qualidade. Portanto, siga a leitura deste artigo para saber tudo sobre como montar um setup gamer de respeito.
Posso montar um notebook gamer?
Está planejando montar PC gamer e acha que um notebook dá conta do recado? Bem, a resposta na verdade é: sim, um notebook pode muito bem rodar bons jogos da atualidade. Principalmente notes que já são poderosos de fábrica.
Um porém que temos que ressaltar neste caso é a da customização. Ou seja, em um notebook, é mais difícil a alteração e upgrades mais ousados do que um desktop. Isto porque, por ser mais compacto, um note geralmente não tem espaço para incluir uma placa de vídeo mais robusta, por exemplo. Isso faz com que as atualizações de hardware de um notebook sejam bem limitadas. Coisa que não acontece em um desktop, afinal, você pode alterar o layout do seu gabinete para garantir uma expansão, como veremos mais para frente.
O que faz cada coisa?
Aqui contaremos um pouco sobre cada componente que compõe um bom PC gamer. Essa lista te ajudará a ter um norte para o caso de querer comprar cada peça separadamente e quiser montar você mesmo um PC. Segue a lista:
Placa-mãe
A placa-mãe é simplesmente o item mais importante do seu computador. É através dela que é possível conectar os hardwares e periféricos, fazendo com que o PC funcione de maneira correta e organizada.
CPU
A CPU, sigla para Central Processing Unit, nada mais é que o processador do computador. Isto é, ela é simplesmente o hardware mais importante do PC logo após a placa-mãe.
É o processador que reúne informações e realiza cálculos das diversas atividades que o computador faz. De um modo geral, a CPU pode ser comparada a um cérebro do computador.
Placa de vídeo
A placa de vídeo é a peça que permite com que seu PC rode games que exigem capacidade para gráficos mais potentes. Também é possível alcançar, através de uma placa de vídeo, funções como o 3D, por exemplo. Por isso, uma placa de vídeo é muito procurada para compor setups em que o usuário quer jogar games atuais e ainda, ver filmes na maior qualidade possível.
Memória RAM
A memória RAM é um componente que muitas vezes já vem instalado nos computadores, mas que também permite expansão. A palavra RAM significa Random-access Memory (memória de acesso aleatório), essa é a memória temporária e serve para agilizar os processos no computador.
Armazenando “mais próximo” as informações que estão sendo usadas com frequência a memória RAM torna mais rápido para o seu computador o processo de acessar esses dados.
Ela é um dos principais fatores influenciadores na velocidade e agilidade do PC, o que permite você a sustentar um grande número de abas simultaneamente ou mesmo diversos documentos abertos ao mesmo tempo.
SSD
O SSD, Solid State Drive, é o componente que pode substituir o HD. Ao contrário do disco rígido, o SSD lê as informações eletronicamente, por isso seu carregamento é mais rápido do que seu concorrente. É muito útil para jogos pesados, que demoram muito para carregar por possuir muitos dados.
Geralmente, fazer um upgrade de HD para um SSD em conjunto com upgrades na memória RAM são os esforços mais relevantes que você pode fazer quando procurando formas de fazer aquele seu setup antigo rodar mais rápido.
Cooler
Item indispensável para altas horas de jogatina. Principalmente se o seu setup possuir muitas placas. Pois poderá haver superaquecimento destes componentes com o uso prolongado. Alguns modelos de cooler, por exemplo, podem contar com até duas ventoinhas para um melhor desempenho de refrigeração.
Fonte
A fonte nada mais é do que a peça que fornecerá energia para o PC. Basicamente, ela transforma a corrente elétrica da rede, que chega em voltagem alta, para uma mais baixa de acordo com as especificações do hardware.
Placa de rede
Para contar com conexões mais rápidas com a internet sem depender de Wi-Fi, instalar uma placa de rede pode ser ideal. Há no mercado, opções de diversas velocidades, portanto, é necessário conferir a compatibilidade com a placa-mãe escolhida.
Gabinete
O gabinete é onde acontece a mágica. Todos esses componentes são instalados lá. Por isso, como dissemos no começo do texto ao comparar com um notebook, um gabinete pode ter vários tamanhos, podendo comportar diversas peças adicionais. Inclusive, é possível incluir componentes como o RGB que falaremos a seguir.
RGB
O RGB no PC se refere a componentes e periféricos que vêm equipados com LEDs de fábrica. Esses LEDs são ajustáveis de acordo com a preferência do usuário. É por isso que, quando você vê o setup de um gamer colorido, é devido a isso.
Além de componentes internos coloridos como a ventoinha do processador e a placa da memória, encontramos também os periféricos externos, como mouse e teclado.
Um RGB no PC se trata apenas de customização. Ou seja, apenas serve como estética, através da personalização pessoal de um PC.
O que eu preciso para jogar meu jogo?
Aqui separamos alguns dos jogos mais importantes da atualidade. Vamos detalhar os que necessitam de um setup gamer mais robusto, dos que podem rodar com uma configuração mais simples.
Requisitos mínimos para jogar League of Legends
- Sistema Windows 7, 8 ou 10;
- Processador: Intel Core i3 ou AMD A6-3650;
- Memória: 2 GB de RAM
- Placa de vídeo: Geforce 9600GT, AMD HD 6570 ou Intel HD 4600
- Memória de vídeo (VRAM): 1GB
- DirectX: 10
- Armazenamento: 16GB de espaço disponível
Requisitos mínimos para jogar Free Fire
- Processador: qualquer modelo com pelo menos 2 GHz de frequência
- Placa de vídeo: Intel HD Graphics 3000 ou superior, compatível com DirectX 11
- Espaço de armazenamento: 4 GB
- Sistema operacional: Windows 7, 8 ou 10
- Memória RAM: 2 GB ou mais
Requisitos mínimos para jogar Red Dead Redemption 2
- Sistema operacional: Windows 7
- Processador: Intel Core i5-2500K ou AMD FX-6300
- Memória RAM: 8 GB
- Placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 770 2GB ou AMD Radeon R9 280 3GB
- Armazenamento: 150 GB
Requisitos mínimos para jogar COD: Warzone
- Processador: Intel Core i3-4340 ou AMD FX-6300
- Placa de vídeo (GPU): NVIDIA GeForce GTX 670 ou GeForce GTX 1650 ou Radeon HD 7950
- Espaço de armazenamento: 175 GB
- Sistema operacional: Windows 7 ou 10
- Memória RAM: 8 GB
Aqui pegamos dois jogos mais leves que podem rodar em computadores mais acessíveis, cujo a maioria dos componentes vêm de fábrica. Os outros dois, Red Dead Redemption 2 e COD: Warzone, são jogos mais pesados, exigindo um equipamento mais robusto.
Perceba que inclusive eles precisam de placas de vídeo mais potentes para suportar a capacidade gráfica dos jogos. Tornando a jogatina um pouco mais cara. Assim, esperamos que com esse texto você tenha tirado algumas dúvidas. Montar um PC gamer exige muita pesquisa e paciência. Pois depende do seu objetivo e até do seu estilo de jogar. Portanto, continue acompanhando nosso blog para maiores informações.