Já pensou ter os dados da sua empresa, base de clientes, documentos fiscais, documentos da gestão interna e outros, em não só 1 mas 3 servidores em locais distintos sob um altíssimo nível de segurança? E ter uma nuvem onde você possa colocar buckets separados por cada setor onde você poderia definir individualmente as permissões de cada funcionário de acessar, fazer uploads ou visualizar cada arquivo específico?
Bem, tudo isto é possível utilizando o serviço da Amazon Web Services, o S3: Simple Storage Service (Serviço de Armazenamento Simples).
A gigante do varejo é muito conhecida pela sua operação de escala mundial que envolve o e-commerce e logística mas a verdade é que a AWS é uma das maiores partes do lucro da Amazon, no ano de 2021 a receita da AWS correspondeu a US$18.5 bilhões que formaram 74% do lucro da empresa naquele ano.
Os serviços da AWS são muito mais conhecidos e utilizados no meio de desenvolvedores e do pessoal de TI mas isso não quer dizer que “leigos” dessas áreas não sejam capaz de tirar grande proveito da plataforma. Por isso mesmo, nosso assunto de hoje é o serviço S3 que nós da Truedata utilizamos como uma forma de manter seguros e acessíveis aos funcionários certos todos os documentos pertinentes ao dia a dia e operações da empresa. Acompanhe!
Abrindo uma conta na AWS
Acesse o site da AWS e clique no botão “Crie uma conta gratuita”.
Em seguida, insira o seu email empresarial e escolha um nome para a conta. Após isto, a AWS perguntará como você pretende utilizar a conta e algumas informações pessoais sobre o usuário, solicitará informações de cartão de crédito e endereço de cobrança, e enviará um código de verificação para ativar a conta.
Então, você poderá escolher entrar no plano gratúito ou em uma das opções pagas que acompanham outros recursos em suporte. Escolhendo um dos planos você verá uma tela com um botão para acessar o console da AWS que te levará para uma tela de login para acessar com o seu usuário root e senha recém-criados.
Ao acessar pela primeira vez alguns curtos tutorais surgião para te ajudar a explorar um pouco o console da AWS.
Pingback: Como criar grupos de usuários no IAM da AWS – Truedata Blog